Recarga de extintores: aprenda como escolher a empresa ideal e os cuidados com o orçamento
- Leandro Henrique

- 29 de jun. de 2021
- 3 min de leitura
Conforme a NBR 12962, a recarga dos extintores é um procedimento feito periodicamente. Trata-se da reposição do agente extintor que fora utilizado durante uma emergência. É importante ressaltar aqui que a recarga de extintores é uma obrigação legal de empresas e condomínios e deve ser feita obrigatoriamente a cada 12 meses, ou sempre que um extintor for usado.
A cada dia esse assunto tem se tornado ainda mais importantes devidos erros cometidos que culminaram em incêndios desastrosos, por isso a atenção deve ser cada vez maior para que os equipamentos estejam em perfeitas condições de uso diante de uma situação de perigo. Um dos equipamentos mais importantes para o combate de um foco de incêndio inicial é o extintor, por isso hoje falarei um pouco sobre os cuidados que você deve tomar na hora de escolher uma empresa para a recarga de extintores. Afinal, segurança em primeiro lugar sempre.

Precisamos ter em mente que a escolha da empresa para a recarga e manutenção de extintores deve ser feita com cautela, por isso fique atento nesses dois primeiros critérios:
EMPRESAS CERTIFICADAS PELO INMETRO: escolha sempre uma empresa que trabalhe regularizada conforme as normas do INMETRO e que contenha o selo do instituto. Este selo é trocado a cada manutenção e nele deve constar os dados da empresa e a data da próxima manutenção.
CADASTRO COM A CETESB: no caso dos municípios do Estado de São Paulo, há a obrigatoriedade que a empresa esteja cadastrada na CETESB, órgão responsável por controlar, fiscalizar, monitorar e licenciar atividades geradoras de poluição.
Agora falando em preço, existem dois tipos de orçamentos diferentes que podem resultar em discrepância de valor entre uma empresa e outra. São eles:
ORÇAMENTO/PREÇO ABERTO: geralmente é tido como o mais vantajoso, pois inicialmente apresenta um valor menor quando comparado ao orçamento fechado. No entanto, isso é justificado uma vez que esse tipo de orçamento não contempla a troca de peças. Quando os extintores estão em bom estado, este tipo de orçamento realmente é mais vantajoso.
ORÇAMENTO/PREÇO FECHADO: este tipo de orçamento engloba tudo que será necessário para que o extintor de incêndio fique em total funcionamento. Normalmente esse tipo de orçamento apresenta um valor maior quando comparado ao orçamento aberto, pois inclui a troca de peças. Com esse tipo de orçamento o cliente não tem gasto extra para finalizar a manutenção do extintor.
DICA DE OURO: ao comparar orçamentos de empresas distintas certifique-se que está analisando o mesmo tipo de orçamento e fique atento a preços muito abaixo do mercado, pois pode estar associado à má qualidade.
Por fim, independente do orçamento escolhido, a empresa contratada deve detalhar claramente tudo o que está ou não incluso no valor apresentado, assim como o valor da recarga do agente extintor, se está incluso peças, pintura entre outras informações convenientes que indicarão o que será feito.
Em síntese, o passo a passo para contratar a empresa certa é:
ESCOLHA DA EMPRESA: eleja uma empresa de confiança, para fazer a recarga e verifique as certificações necessárias;
FAÇA UM ORÇAMENTO: esteja atento a valores muito abaixo do mercado e sempre opte por produtos de qualidade comprovada e preferencialmente com garantia.
PROFISSIONAL ESPECIALIZADO: certifique-se que a empresa eleita tenha a melhor e mais bem preparada equipe técnica para checar os equipamentos, fornecer um laudo técnico e garantir o serviço.
AVALIE A MELHOR OPÇÃO: verifique se para o seu caso, o orçamento aberto ou o fechado é mais vantajoso;
Combate à incêndio é assunto sério e todo cuidado é necessário, por isso a LH trabalha com empresas certificadas, consolidadas e íntegras.
Cuidar da sua empresa é nossa missão.


Comentários